5 de junho de 2015

Fim-de-semana em Alcobaça e Leiria

No final de Fevereiro fomos passar um fim-de-semana a Leiria-Alcobaça.
Como não conhecíamos estas cidades, aproveitámos não só para descansar mas também para conhecer a zona.
Ficámos hospedados no Your Hotel & SPA em Alcobaça, um bonito hotel de 4 estrelas com um SPA completo e super relaxante (quando não está cheio de pessoas).
Gostei de quase tudo no Hotel, desde o staff, muito simpático e atencioso, passando pela decoração zen e super acolhedora, até ao variado pequeno almoço buffet.
Só tenho mesmo duas coisas a apontar. O tamanho do quarto, super pequeno e a quantidade de pessoas que estavam no SPA na mesma altura em que fomos.
No primeiro dia ficámos pela cidade de Alcobaça. Fomos conhecer o centro, passeámos pelas margens do rio Alcoa, entrámos no Mosteiro de Alcobaça e ainda fomos lanchar à conhecida Pastelaria Alcôa, um paraíso para os amantes de Doces Conventuais.
Ao final do dia voltámos ao hotel e ficámos a relaxar no SPA. Fizemos Banho turco, sauna, jacuzzi, piscina de hidromassagem, Pedilúvio e passeio das Chuvas. No final ainda tivemos direito a chá e fruta numa salinha à saida do SPA.
Para acabar o dia da melhor forma, fomos jantar ao Cabeço, um restaurante maravilhoso, ali perto do hotel. Não me vou alongar muito sobre este restaurante, porque em breve vou contar-vos tudo noutro post. No entanto posso dizer que além da comida ser deliciosa, o espaço e a decoração são também uma delicia.
No dia seguinte, após o pequeno almoço, seguimos em direção às Grutas de Mira d'Aire.
Apesar de estas serem as maiores e mais conhecidas grutas de Portugal, nunca lá tinhamos ido. 
A visita demora cerca de uma 1 hora e vale bem a pena. Primeiro entramos numa salinha onde nos mostram um video sobre a historia da gruta, desde a sua descoberta até ao momento em que foi aberta ao público. Depois somos encaminhados para a entrada da gruta e toda a visita é feita em grupo com um guia que nos vai fazendo a descrição das várias galerias por onde passamos,  explicando a formação das estalagmites, das estalactites, entre outros factos curiosos.
Acabámos a visita por volta da hora de almoço e seguimos viagem a caminho de Leiria.
Chegádos a Leiria, era altura de procurarmos um sitio para almoçar. Eu tinha dois na lista, o recente Pé-do-Rio e o Mata bicho.
Tentámos primeiro o Pé-do-Rio mas como estava um pouco cheio por estar a haver um mini concerto, não gostámos muito daquela confusão. Queriamos um sitio mais sossegado.
Aproveitámos para fazer um pequeno passeio junto ao Rio Lis, com paragem para algumas fotografias e avistámos depois o restaurante Mata Bicho quando estávamos a chegar à praça Rodrigues Lobo, a praça mais conhecida de Leiria. Após uma rápida leitura à ementa, ficámos convencidos.
O restaurante é muito giro, com vários elementos kitsch espalhados pela sala.
Optámos por alguns petiscos, muito bons por sinal, e pedimos uma sangria que chegou bem poderosa. Brevemente conto-vos tudo sobre este almoço.
Conversa puxa conversa, quando acabámos de almoçar já eram 16h30 e acabámos por ir comer a sobremesa à Nut'Leiria, que na altura era a única Nutelleria do país.
A fila era enorme e acabámos por ficar um bocado desmoralizados porque já não tínhamos muito tempo livre e para piorar a situação começou a chuviscar mal chegámos.
A fila andava a passo de caracol e a vontade dele era ir embora. Confesso que eu também já estava a ficar um bocado farta de estar à tanto tempo na fila mas consegui convence-lo a ficar.
Quase 1 hora depois, pedimos o nosso kebab Nutella.
Se a espera valeu a pena? Sim mas acho que me tinha sabido melhor se não tivesse estado tanto tempo na fila. 
Depois de nos regalarmos com um kebab bem recheado de nutella, gelado e raspas de chocolate, seguimos para casa
Por visitar ficou o Castelo de Leiria, o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação e o Espaço Eça.
Foi sem dúvida um fim-de-semana bem passado. Gostámos muito do hotel, conseguimos descansar um pouco, conhecemos a zona e comemos muito bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário